Com parceria da Casa da Cultura da América Latina e da Faculdade de Ciência da Informação da UnB será realizado, em Brasília, de 15 a 19 de outubro de 2012, no Museu Nacional da República, o Seminário Internacional sobre Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas que, além de chamar a atenção para a valorização dos bens musealizados e para a seriedade com que a preservação dos mesmos deve ser encarada, tem o objetivo de proporcionar uma maior conscientização das instituições de patrimônio em geral, principalmente, as localizadas no Distrito Federal.
O evento terá como eixo central assuntos relacionados ao patrimônio museológico e à sua gestão que serão abordados por profissionais espanhóis, franceses, portugueses, austríacos e brasileiros, atuantes nas áreas patrimonial, museológica, de conservação e restauração. Durante os encontros os participantes terão contato com temas relevantes como legislação brasileira sobre museus; gestão do patrimônio museológico; políticas de constituição de coleções museológicas; adequação de edificações históricas para museus e afins; implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias da conservação e restauração; formação em museologia e em conservação e restauração e relatos de experiências, além de dois mini cursos.
As inscrições são gratuitas e o público interessado contará com palestrantes que atuam em instituições respeitadas e conceituadas em nível internacional, como o Museu Nacional Reina Sofia; a Escola Superior de Conservação e Restauração de Bens Culturais de Madrid; o Patrimônio da Cidade de Madrid; a Escola do Louvre; o Centro de Pesquisa e de Restauração dos Museus da França; a Escola de Museologia da UniRio; o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro; o Museu da Câmara dos Deputados e o Laboratório da Ciência da Conservação da Universidade Federal de Minas Gerais.
O mini curso Fotografia aplicada à conservação e restauração será aplicado nos dias 16 e 17 de outubro, e, nos dias 28 e 29 de novembro, será a vez do Conservação e restauração de arte contemporânea – instalações de arte e novos meios.
Além da CAL/FCI/UnB, o seminário conta com a parceria e apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal; das Embaixadas da Espanha, da França, da Áustria e de Portugal ( Instituto Camões); da Câmara dos Deputados; do Museu de Valores do Banco Central do Brasil, e com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Anota aí!
Seminário Internacional Gestão Museológica – Questões Práticas e Teóricas
Data: 15 a 19 de outubro de 2012 | Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)
Inscrições gratuitas pelo http:/seminariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/
Outras informações pelos telefones 61 3325.6135, 3325.6410, ou pelo e-mail museunacional@gmail.com

Fonte:Acontece Brasília






Seminário internacional sobre gestão museológica: questões teóricas e práticas

O quê: Conceituados profissionais da Museologia e do Patrimônio da França, Espanha, Portugal e Brasil estarão em Brasília para palestras e seminários sobre temas como legislação brasileira, gestão do patrimônio, políticas de constituição de coleções, implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias na conservação e restauração, formação em museologia e em conservação e restauração.
Quando: Dias 15 a 19 de outubro e 28 e 29 de novembro.
Onde: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul, Lote 02, Esplanada do Ministérios | Brasília – DF)
Inscrições: http://seminariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/ | 3325.6135 | 3325.6410 |museunacional@gmail.com

Fonte:Ibram





GESTÂO MUSEOLÔGICA. SEMINÁRIO INTERNACIONAL.

Conceituados profissionais da Museologia e do Patrimônio da França, Espanha, Portugal e Brasil estarão em Brasília, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, entre os dias 15 a 19 de outubro de 2012, para proferir as palestras e mini cursos do SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO MUSEOLÓGICA – QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS.
Durante essa semana, quem participar do seminário terá contato com temas de relevante interesse para essas áreas, tais como legislação brasileira sobre museus, gestão do patrimônio museológico, políticas de constituição de coleções museológicas, adequação de edificações históricas para museus e afins, implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias na conservação e restauração, formação em museologia e em conservação e restauração, e, ainda, relatos de experiências e dois mini cursos.

Nos dias 16 e 17 de outubro será oferecido o mini curso Fotografia aplicada à conservação e restauração. Posteriormente, nos dias 28 e 29 de novembro, será a vez do mini curso Conservação e restauração de arte contemporânea – instalações de arte e novos meios.

Para a realização de evento desse vulto, a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, por meio do Museu Nacional, conta com a parceria das Embaixadas da Espanha, da França e de Portugal/ Instituto Camões; da Casa da Cultura da América Latina e da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília; da Câmara dos Deputados; do Museu de Valores do Banco Central do Brasil; e com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Essa será uma preciosa oportunidade de estar junto de representantes de instituições europeias e brasileiras de referência no campo museológico e do patrimônio como os Museus da França, a Escola do Louvre, o Patrimônio da Cidade de Madri, a Escola Superior de Conservação e Restauração de Bens Culturais de Madri, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, a Escola de Museologia da UniRio, o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, o Laboratório da Ciência da Conservação/UFMG.

A participação do público interessado é gratuita e as inscrições podem ser feitas via internet, no endereço:http://seminariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/, onde também constam informações mais detalhadas sobre a programação do seminário e os palestrantes.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, 3325 6135 e 3325 6410, ou pelo e-mail museunacional@gmail.com .
Fonte:Ricac




Museologia 

Brasília receberá o Seminário Internacional sobre Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas. O evento será realizado de 15 a 19 de outubro de 2012, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. O objetivo é propiciar uma maior conscientização para a valorização de seus bens musealizados. As inscrições são gratuitas. 

Informações: seminariointernacionaldemuseologia.blogspot.com

Fonte:Diário de Cuiabá








Seminário internacional sobre gestão museológica: questões teóricas e práticas
O quê: Conceituados profissionais da Museologia e do Patrimônio da França, Espanha, Portugal e Brasil estarão em Brasília para palestras e seminários sobre temas como legislação brasileira, gestão do patrimônio, políticas de constituição de coleções, implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias na conservação e restauração, formação em museologia e em conservação e restauração.
Quando: Dias 15 a 19 de outubro e 28 e 29 de novembro.
Onde: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul, Lote 02, Esplanada do Ministérios | Brasília – DF)
Inscrições: http://seminariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/ | 3325.6135 | 3325.6410 | museunacional@gmail.com

Fonte:e-museus










Seminário Internacional sobre Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas será realizado no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República de 15 a 19 de outubro tem por objeto propiciar uma maior conscientização das instituições de patrimônio em geral – que se encontram, principalmente, no Distrito Federal – para a valorização de seus bens musealizados e chamar a atenção destas para a seriedade com que a preservação desses bens deve ser encarada.
O evento, de informação e troca de experiências, contará com a presença de profissionais espanhóis, franceses, portugueses, austríacos e brasileiros, atuantes nas áreas patrimonial, museológica, de conservação e restauração. E terá como temário assuntos relacionados ao patrimônio museológico e à sua gestão.
Durante a semana de encontros, os participantes terão contato com temas de relevante interesse para o campo museal, tais como legislação brasileira sobre museus, gestão do patrimônio museológico, políticas de constituição de coleções museológicas, adequação de edificações históricas para museus e afins, implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias da conservação e restauração, formação em museologia e em conservação e restauração, e, ainda, relatos de experiências e dois mini cursos.
Nos dias 16 e 17 de outubro será oferecido o mini curso Fotografia aplicada à conservação e restauração. Posteriormente, nos dias 28 e 29 de novembro, será a vez do mini curso Conservação e restauração de arte contemporânea – instalações de arte e novos meios.
Para a realização de evento desse vulto a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, por meio do Museu Nacional, conta com a parceria das Embaixadas da Espanha, da França, da Áustria e de Portugal/ Instituto Camões; da Casa da Cultura da América Latina e da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília; da Câmara dos Deputados; do Museu de Valores do Banco Central do Brasil; e com patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Os palestrantes, por sua vez, atuam em instituições respeitadas e conceituadas em nível internacional, tais como o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, a Escola Superior de Conservação e Restauração de Bens Culturais de Madri, o Patrimônio da Cidade de Madri, a Escola do Louvre, o Centro de Pesquisa e de Restauração dos Museus da França, a Escola de Museologia da UniRio, o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, o Museu da Câmara dos Deputados, o Laboratório da Ciência da Conservação/UFMG.
A participação do público interessado é gratuita e as inscrições podem ser feitas via internet, no endereço: http:/seimariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/, onde também constam informações mais detalhadas sobre a programação do seminário e os palestrantes.
Inscrições http://seminariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/p/inscricoes.html
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, 3325 6135 e 3325 6410, ou pelo e-mail museunacional@gmail.com .

Fonte:Acha brasília